dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/05/2024            
 
 
    
Arroz    
Brusone e mancha do arroz podem causar 100% de perdas
Escolha de cultivares tolerantes e sadias, adubação equilibrada e bom preparo de solo são fundamentais para o controle
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
15/10/2010

Com a época de plantio do arroz iniciada em várias áreas do País, os produtores do cereal precisam se preocupar em formar a lavoura da melhor maneira possível e tomar cuidados importantes no controle de doenças para garantir boas produtividades. A brusone é a principal doença do arroz em todo o Brasil. Ela é causada por um fungo e provoca sérios danos à planta, podendo chegar a destruir 100% da plantação. A mancha do arroz também é uma doença muito importante em algumas regiões do País, principalmente para o arroz de terras altas. Ela causa manchas nos grãos, como o nome da doença sugere, gerando grandes perdas de qualidade e até a perda de praticamente toda a produção. Não há uma única solução para combater estas doenças. O produtor precisa se cercar de diversos tipos de cuidados para ter uma lavoura saudável e produtiva.

Os primeiros cuidados são fundamentais para o sucesso da produção. Escolher uma boa área de plantio em um região de clima e solo favoráveis, longe de fazendas com infestação de doenças, fazer o preparo adequado do solo e, principalmente, plantar sementes sadias são algumas medidas importantes. O agricultor deve verificar a procedência e o estado sanitário das sementes que vai utilizar no seu terreno, porque se elas já estiverem infestadas com os fungos podem contaminar a lavoura. Uma das decisões mais importantes é a escolha da cultivar a ser utilizada. O produtor deve escolher aquela que mais se adapte às suas condições e, de preferência, que apresente alguma tolerância à brusone ou tenha uma melhor qualidade sanitária. Alguns agricultores não sabem, mas a adubação também influencia na ocorrência de doenças. O excesso de nitrogênio, potássio e fósforo pode favorecer o surgimento de doenças como a brusone. No caso do arroz irrigado, o manejo da água, para que ela não seja aplicada em excesso, também deve ser feito com cuidado.

— A brusone ocorre em toda a parte aérea da planta e se inicia logo nos primeiros dias da cultura. Isso varia de acordo com o sistema e manejo, mas a partir de 15 a 20 dias já é possível ver os sintomas. Ela começa com pequenas pontuações marrons e as lesões vão se alongando de forma elíptica. As lesões podem se juntar, podendo queimar toda a área verde da folha. Um segundo momento muito importante da doença é a fase de panícula, que a gente chama de brusone no pescoço, em que ela afeta diretamente produção e a panícula fica murcha. A mancha de grãos ocorre na época de formação dos grãos. Ela é favorecida com a ocorrência de chuvas em grande intensidade na época da formação de grãos e com a presença do percevejo dos grãos, que é um inseto que pica o grão e deixa a entrada liberada para os fungos e bactérias mancharem o grão — explica a doutora em fitopatologia Valácia Lemes da Silva Lobo, pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão.

Após os devidos cuidados terem sido tomados no plantio, a chance para a infestação das doenças na lavoura é muito menor e, com isso, torna-se desnecessário, algumas vezes, o uso de fungicidas ou agrotóxicos de outro tipo. A pesquisadora lembra que as aplicações devem ser feitas somente com o monitoramento da doenças após a avaliação das chances de ocorrência dos fungos, pelo histórico da área, condições climáticas e de solo. Além disso, é preciso respeitar o período de carência dos produtos e fazer a pulverização na época recomendada.

— Nem sempre é necessário o controle químico, depende muito das condições e que a sua lavoura é implantada. Se você não tem situação climática de risco, é preciso apenas ficar atento, não precisa aplicar já o produto. Tem que fazer a análise de que cultivar foi plantada, em que época foi feito o plantio, se a lavoura vizinha é infestada. Se for necessário o uso de químicos, que a aplicação seja feita da forma correta, com o produto indicado para aquele problema, na época correta. Muitas vezes a gente vê o produtor fazer o controle químico na época inadequada e com produto não-recomendado. São várias medidas adotadas em conjunto, porque uma medida sozinha não resolve o problema da doença —  destaca Valácia.

O uso de cultivares resistentes ou tolerantes é uma das principais medidas de combate a doenças. Já existem alguns materiais com boa tolerância à brusone e a outros patógenos. No entanto, a doutora em fitopatologia explica que é difícil uma cultivar ser totalmente resistente à brusone, porque ela possui várias raças diferentes e alta capacidade de mutação. O mercado já possui sementes com tolerância e indicadas para cada região específica de produção de arroz. Os produtores interessados podem entrar em contato direto com a Embrapa Arroz e Feijão para se informarem sobre o melhor material para a sua região e época de plantio mais recomendada. O site da instituição é www.cnpaf.embrapa.br .
 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Luis Octavio Centeno
24/03/2011 10:16:20
Buenas;
Pertinente esse resumo sobre brusone e mancha dos graos, pois na regiao do litoral norte do RS e nesta safra principalmente, houveram muitos casos de perdas ate 70% da produtividade devido a brusone. Necessario sabermos como prevenir e controlar esta doenþa.
Abraþo

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário
Reinoculação de nitrogênio aumenta produção de soja em até 9%
Tecnologia que aplica bactérias fixadoras de nitrogênio nas sementes a cada safra melhora os ganhos de produtividade e reduz gastos
Alimentação deve ser oferecida três vezes ao dia
Para caprinos não sofrerem com desequilíbrio nutricional, rações devem ser oferecidas de forma espaçada
Conhecimento técnico é fundamental para eficiência da aeração
Falta de orientação profissional ainda é grande entrave para a implementação da aeração nas unidades armazenadoras brasileiras
Pesquisas estudam redução de custos da micropropagação
Técnica que aumenta a taxa de produção de mudas em até 40 vezes, de forma segura e sadia, pode se tornar mais viável
Silagem de milho: combinando volume com qualidade
seleção dos híbridos é o primeiro passo para se obter uma silagem com alta qualidade
Nematoide em soja
Fatores como solos de textura média e sequências de culturas suscetíveis contribuem para o aparecimento de populações elevadas que podem causar perdas de até 25% na produção.
Artesanato como opção de renda para mulheres e jovens
Uma renda extra mensal que varia de 50 a 300 reais para auxiliar no custeio da família rural
Alimentação energética para abelhas durante a entressafra
As colônias devem ser alimentadas tão logo seja identificado o enfraquecimento das mesmas
Criação de peixes pode ser uma boa alternativa de negócio
A solução para o crescimento sustentável dessa atividade é mais complexa que a simples construção de processadoras de peixes
Raça Pé-Duro pode melhorar a qualidade da carne
Estratégias de utilização de recursos genéticos animais para produção eficiente de carne bovina de qualidade em diferentes regiões do País
BRS Brau: cevada cervejeira resistente a oídio
Lançamento da Embrapa Trigo, cultivar tem produtividade de 5 toneladas por hectare e pode reduzir gastos
Sólidos de dejetos suínos geram fertilizantes orgânicos
Equipamento faz separação mecânica dos dejetos para concentrar nutrientes e facilitar a produção do fertilizante
Brusone e mancha do arroz podem causar 100% de perdas
Escolha de cultivares tolerantes e sadias, adubação equilibrada e bom preparo de solo são fundamentais para o controle

Conteúdos Relacionados à: Doenças
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada